Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Que tal um passeio de bike em Balneário Camboriú?

Saiba onde pedalar em Balneário Camboriú e os principais cuidados que você deve tomar ao fazer passeios de bike. 

Por Fernanda Passos

31/10/2023 16:00 Atualizado em 20/07/2024 02:26 | 10 minutos de leitura

Saiba os principais locais, dicas e cuidados que você deve ficar atento ao pedalar em Balneário Camboriú (SC) 

Além de todas as atividades, pontos turísticos e belezas naturais que atraem turistas de todas as idades e lugares para Balneário Camboriú, o destino também é muito procurado pelos amantes de ciclismo, principalmente aqueles que gostam de  cicloturismo. A natureza exuberante do local, praias e diferentes opções de rota, são os principais motivos que levam pessoas para passeios de bike.

A cidade, que fica no litoral norte de Santa Catarina, faz conexão com outras praias catarinenses e também pode ser um ponto da rota de quem deseja fazer um tour completo de bike.  Algumas rotas e locais específicos de Balneário Camboriú são preparados com ciclovias e ciclofaixas para os passeios de ciclistas, além de que alguns cuidados são necessários para garantir sua segurança durante cada percurso.

Separamos dicas e roteiros ideais para você explorar o litoral catarinense de pedal, além de unidades do Candeias que oferecem esse serviço no local.

Vale lembrar que depois de ler esse artigo não é estranho sentir vontade de pegar uma bike e começar sua rota pelas ruas e belezas de Balneário Camboriú. Aproveite! 

Principais percursos para ciclistas em Balneário Camboriú

Muito além de atrações turísticas, lindas praias e estabelecimentos para todos os gostos, Balneário Camboriú também é um destino interessante para todos os níveis de ciclistas, desde os iniciantes até os mais avançados, que praticam há anos. Por isso, se você não costuma fazer tantos passeios de bike, mas ficou com vontade de aproveitar é mais que possível!

Dá só uma olhada nessa lista de percursos conhecidos em BC pela infraestrutura e belezas disponíveis para o cicloturismo!

Beira-mar e Cristo Luz

cristo-luz-balneario-camboriu-bc-santa-catarina-clube-candeias
Cristo Luz

Se você já visitou Balneário Camboriú ou pesquisou sobre esse destino, deve conhecer ou ouvir falar do Complexo Cristo Luz. O monumento construído em 1997 é famoso no local, com uma estátua de 33 metros de altura, 22 metros de largura e o posicionamento em um dos locais mais altos de toda a cidade.

No decorrer do dia essa estátua é colorida com diversas luzes de cores e emite um raio de luz potente que ilumina toda a região central da cidade. Esse complexo para passeio de bike também passa por restaurantes, pontos históricos e locais conhecidos da cidade, além de um percurso à beira-mar.

Ao total são 15 km pedalando em via pavimentada, com uma rota tranquila que atende a todos os níveis de ciclistas.

Morro do Careca

/morro-do-careca-balneario-camboriu-praia-brava-itajai-santa-catarina-clube-candeias
Morro do Careca: vista da Praia Brava de Itajaí

Se você faz parte do time de iniciantes na bike, o Morro do Careca é uma excelente opção de passeio em Balneário Camboriú. Isso porque além desse ponto turístico ser perfeito para quem gosta de fazer trilhas e praticar o ecoturismo, o trajeto é liso e sem tanta vegetação, o que possibilita um passeio de bike sem tantos obstáculos. Outro ponto importante é que o trajeto do morro é asfaltado desde o começo até o topo.

No caminho você encontra bancos para descansar, recuperar o fôlego e admirar a vista, visto que alguns trechos tem maior inclinação e exigem um pouco mais de esforço físico. 

Pico da Pedra

trilhas-paisagens-montanhas-natureza-clube-candeias

Para quem gosta de caminhos mais desafiadores para praticar cicloturismo, a Trilha Pico da Pedra é a opção ideal, que fica em Camboriú, cidade vizinha de BC.

A trilha conta com uma altitude de 678 metros e a necessidade de um bom preparo físico para chegar ao topo. Apesar de cansativa e desafiadora, a vista do mirante ao fim do caminho compensa. Isso porque em dias de céu aberto você consegue observar lá de cima toda a cidade de Balneário Camboriú e Itapema. Para percorrer o percurso completo você vai levar cerca de 2 horas.

Interpraias

laranjeiras-balne%C3%A1rio%20camboriu-santa-catarina-litoral-sc-clube-candeias
Praia de Laranjeiras

Outra rota de nível avançado que vale cada pedalada é a Interpraias, que passa por 6 praias do sul de Balneário Camboriú e são ligadas pela rodovia Interpraias.

No percurso você passa pela Praia do Estaleirinho, Taquaras, Praia do Pinho, Laranjeiras e Taquarinhas. São 14 km ao todo, com curvas, descidas e subidas, o que exige um pouco mais de esforço por parte do ciclista, apesar do asfalto e boa sinalização. Se durante a rota você quiser fazer algumas pausas para retomar a energia, poderá apreciar uma vista panorâmica das praias.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

O que levar em um passeio de bike

O cicloturismo exige alguns cuidados para garantir sua segurança e aproveitamento do passeio sem perrengues. Também é importante levar em conta a qualidade da rota escolhida e o clima no local de destino, principalmente a época do ano escolhida para suas pedaladas.

Listamos aqui alguns itens essenciais para fazer um passeio de bike seguro e confortável em Balneário Camboriú ou em qualquer outro local, anote e coloque em prática em seu próximo passeio sob duas rodas!

  • Capacete: escolha um ajustado ao tamanho da sua cabeça, que não incomode por estar muito apertado e nem fique solto, afinal, um capacete adequado tem a função de proteger sua cabeça em casos de acidentes ou quedas.
  • Óculos de sol: em dias de sol forte, eles ajudam a proteger seus olhos durante os passeios de raios solares, mas no geral e independente do clima e estação eles também evitam que poeiras, insetos ou outras coisas possam atrapalhar sua visão. 
  • Luvas: elas ajudam a proteger suas mãos e aderi-las mais adequadamente ao guidão. Em caso de queda, também auxiliam na diminuição do impacto. 
  • Roupas específicas: escolha roupas respiráveis e que proporcionem conforto durante seu passeio de bike, como por exemplo as conhecidas bermudas, calças e camisetas de ciclismo. Elas podem ser facilmente encontradas em lojas de ciclismo físicas e online. 
  • Calçados adequados: prefira utilizar tênis esportivos ou até mesmo sapatos de ciclismo, com sola rígida e aderente para facilitar as pedaladas durante os trajetos. 
  • Protetor solar: use sempre protetor solar, independente da estação do ano, para evitar queimaduras durante seus passeios de bike, vale lembrar que o fator de proteção deve ser mais alto. 
  • Garrafinha de água: leve sempre uma garrafa de água para manter-se hidratado durante os percursos que fizer de bike. 

Outro ponto importante é estar atento à manutenção da bicicleta e seu funcionamento antes de pegar estrada, principalmente se você não a utiliza a algum tempo ou está alugando. Confira se os pneus estão cheios, se os freios estão funcionando corretamente e se o banco está ajustado ao seu tamanho e conforto.

Outros itens podem ser interessantes para fazer parte do seu passeio, como documentos, lanches rápidos, pequenos e saudáveis, curativos, etc.

Ainda sobre pedalar com segurança, separamos algumas informações importantes sobre as ciclovias e ciclofaixas de Balneário Camboriú. Confira!

Uso de ciclovias e ciclofaixas 

passeios-de-bike-em-balne%C3%A1rio-camboriu-santa-catarina-clube-candeias

Ciclovias e ciclofaixas são essenciais em áreas urbanas para promoção de segurança dos ciclistas em grandes avenidas e grandes cidades em geral, como é o caso de Balneário Camboriú. Além de separar ciclistas de grandes veículos motorizados, como carros, caminhões, ônibus e etc. Isso por si só já reduz significativamente os riscos de acidentes, lesões e quedas de ciclistas e já é um grande fator de proteção.

Outro ponto importante dessas ciclovias é estimular um trânsito consciente, fazendo com que mais pessoas optem por passear, trabalhar e se locomover de bicicleta, um meio de transporte mais sustentável. Nas ciclovias você consegue ter uma maior previsão de fluidez do trânsito, chegar mais rápido aos lugares em dias de congestionamento, que costumam ser frequentes em épocas de alta temporada na cidade de Balneário Camboriú. 

Por esses motivos citados acima, a atenção voltada às ciclovias de Balneário Camboriú estão aumentando cada vez mais e adaptando a mobilidade local. Na cidade, você encontra cerca de 26 km de ciclovia para a segurança de quem usa bike para trabalho, dia a dia ou passeio.

Mas apesar dos cuidados, ciclistas devem redobrar a atenção e cautela ao trafegar nas ciclovias e áreas próximas às pistas. A velocidade máxima permitida para bicicletas nas ciclovias de Balneário Camboriú é de 6 km/h, número designado pelo Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN).

Na Avenida Atlântica, uma das mais conhecidas de Balneário Camboriú, se não a mais, possui uma ciclofaixa compartilhada em que além do trânsito de bicicletas é possível passear de patins, rollers, bicicletas elétricas, skates e outras locomoções. É preciso atender as normas de velocidade e movimentação com bikes no local, isso se decidir participar de roteiros específicos de passeio ou apenas dar uma volta pedalando pelo local. Algumas empresas locais também oferecem a opção de se reunir a um grupo de ciclistas para um passeio mais seguro e completo.

Circuito Costa Verde & Mar: conheça o litoral catarinense de bike

porto-belo-santa-catarina-costa-verde-mar-clube-candeias
Porto Belo

Para quem deseja percorrer cada trecho do litoral catarinense de bicicleta, o Circuito Costa Verde & Mar é uma excelente opção!

O percurso conta com uma passagem pelas cidades do interior, matas, rios, cachoeiras e lindas praias. Essa mescla de trechos do litoral com interior proporciona uma riqueza de paisagens, além de passar por pontos turísticos e históricos das cidades. Entre as praias você pode avistar morros e no percurso muitas influências culturais como dos portugueses, alemães e italianos.

Ao todo, o percurso passa por 10 cidades catarinenses, sendo que 8 são litorâneas. Entre elas estão: Balneário Camboriú, Bombinhas, Balneário Piçarras, Itapema, Itajaí, Porto Belo, Navegantes e Penha. As duas cidades do interior que ficam no trajeto são Camboriú e Ilhota.

Ao todo são 214 km percorridos de bike, com estradas de terra e vias urbanas, para evitar vias muito movimentadas e que indiquem perigo aos ciclistas.

Unidades Candeias que alugam bikes em Balneário Camboriú

ilhas-gregas-residencial-balneario-camboriu-santa-catarina-clube-candeias
Candeias Residencial Ilhas Gregas

Para facilitar sua locomoção e você não ter que levar bikes de casa, caso queira fazer os passeios em Balneário Camboriú, algumas unidades do Clube Candeias oferecem esse serviço.

Nós alugamos bicicletas para que seja possível conhecer essa atração tão divertida na cidade, são bikes em perfeito estado e conservação. Esses aluguéis podem ser feitos em unidades residenciais ou não residenciais, em BC ou em outras cidades do litoral catarinense que oferecem esse serviço. 

Um exemplo disso é o Candeias Sanfelice, que possui acomodações 100% equipadas e infraestrutura para oferecer conforto e aluguel de bike em suas viagens, assim como o Candeias Residencial Ilhas Gregas. A primeira opção fica na região central de Balneário Camboriú, enquanto a segunda fica a 200 metros da praia. 

Outras unidades Candeias que oferecem aluguel de bike

Existem algumas outras unidades do Candeias no litoral catarinense que oferecem aluguel de bike, como Florianópolis, Balneário Piçarras e Guaratuba.

Além dessa possibilidade, as unidades possuem infraestrutura completa, conforto, proximidade com os principais pontos das cidades e facilidades para suas economias.

Torne-se um associado do Clube Candeias e garanta essa e muitas outras vantagens para seu bolso e conforto nas viagens. Acesse nosso site para saber mais sobre cada uma dessas hospedagens com aluguel de bike!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: balneario-camboriu, clube-candeias, passeios-de-bike, aluguel-de-bike, ciclismo, santa-catarina, cicloturismo


Veja também

Praia no inverno: o que levar e como aproveitar a estação

Viagens

Praia no inverno: o que levar e como aproveitar a estação


19/07/2024

Passeios gratuitos em Gramado e Canela

Passeios gratuitos em Gramado e Canela


18/07/2024

Onde ficar em Bonito MS: melhor região e hospedagem

Viagens

Onde ficar em Bonito MS: melhor região e hospedagem


17/07/2024