Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

12 dicas não óbvias para se pensar antes de viajar

Planejar uma viagem requer atenção, por isso, reunimos 12 dicas não óbvias para se pensar antes de viajar.

Por Fernanda Passos

24/11/2023 17:00 | 11 minutos de leitura

Na hora de planejar as férias alguns itens podem cair no esquecimento, saiba mais!

Você quer planejar uma viagem mas não faz ideia de como começar a fazer isso? Além do básico como passagens e hospedagens, algumas dicas não óbvias podem ser úteis para que seu momento de descanso seja proveitoso e não se torne um verdadeiro perrengue.

Mas nós sabemos que planejar uma viagem pode não ser uma tarefa simples, afinal, demanda atenção a inúmeros detalhes. Por isso, já adiantamos que com organização e paciência você viverá momentos inesquecíveis cheios de boas memórias com quem você ama. 

Por isso, o Clube Candeias preparou esse guia prático com dicas de planejamento, seja para uma viagem nacional ou internacional, que lhe serão muito úteis. Quer saber quais são elas? Confira! 

Planejando uma viagem desde o início

Para iniciar o planejamento da sua viagem, alguns passos essenciais podem ser úteis e ajudam na organização de sua viagem:

  • Escolha o destino: decida para onde você quer viajar e pesquise sobre os atrativos turísticos, clima, cultura e necessidades de documentação para entrar no país.
  • Faça uma lista de tarefas e prazos: essa lista será muito útil. Preste atenção em cada item dela e esteja com ela sempre em mãos para adicionar o que for lembrando ao longo dos dias que antecedem a viagem.
  • Reserve a hospedagem: escolha e reserve sua hospedagem com antecedência, pesquisando lugares que possam ofertar a você e a seus acompanhantes um bom preço, local acessível e, principalmente, segurança.
  • Compre as passagens aéreas: compre suas passagens aéreas com antecedência, pois geralmente os preços são mais altos quando compramos em cima da hora, principalmente em meses de alta temporada. 

Dicas não óbvias na hora de viajar

Quando planejamos uma viagem, é fácil nos concentrarmos nos detalhes mais óbvios, como os já mencionados acima. Dentre os principais e até mesmo mais básicos estão a hospedagem, transporte e passagens aéreas.

No entanto, existem outros detalhes importantes que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem fazer toda a diferença na viagem e, inclusive, fazê-la dar errado caso não sejam organizados com a devida atenção. Confira alguns exemplos abaixo:

1. Localização da hospedagem: 

localizacao-hospedagens-cidades-viagens-turismo-clube-candeias

A localização do local que você irá se hospedar faz toda a diferença para o roteiro da viagem. Por isso é interessante que o local seja próximo aos principais pontos turísticos.

As acomodações do Clube Candeias nos mais variados locais seguem esse padrão. Estamos localizados em várias cidades e até fora do Brasil, com espaços de fácil acesso e confortável para você e toda a família.

2. Seguro de viagem:

seguro-de-viagem-dicas-de-viagens-turismo-clube-candeias

Muitas pessoas acreditam que o seguro de viagem é dinheiro jogado fora, afinal, nem sempre ele é útil. Contudo, é inegável que trata-se de uma maneira de garantir que você esteja protegido em caso de imprevistos durante o passeio, que infelizmente podem acontecer.

Neste sentido, o seguro família pode incluir cobertura para doenças, acidentes, perda de bagagem, atrasos de voo, cancelamentos e outros problemas relacionados à viagem que não são fáceis de resolver sozinho. Além de tudo isso, o seguro de viagem também pode incluir cobertura para despesas médicas mais sérias, como o transporte de emergência para um hospital no país de destino.

No entanto, é extremamente importante escolher um seguro de viagem que se adapte às suas necessidades e que cubra os riscos que, eventualmente, você pode enfrentar durante a viagem. Busque uma empresa séria e competente para te auxiliar nesse importante detalhe.

3. Documentação:

documentos-passaportes-organizacao-de-viagem-clube-candeias

Por incrível que pareça, a documentação errada pode se tornar um grande transtorno em uma viagem e até mesmo te impedir de seguir destino. Por isso, é imprescindível verificar se você possui todos os documentos necessários, como passaporte, carteira de motorista, cartão de vacinação - principalmente em países onde é exigida algumas vacinas específicas, etc. e se eles estão válidos.

Faça cópias dos seus documentos importantes e deixe-os com alguém de confiança. Leve informações de contato de embaixadas e consulados brasileiros no país de destino para ter tudo em mãos caso necessite. 

4. Medicamentos:

dicas-de-viagem-transporte-de-remedios-saude-turismo-lazer-clube-candeias

Tomar cuidado com as medicações é extremamente importante, principalmente em casos de pessoas que necessitem de remédios de uso contínuo. O primeiro passo é se certificar de que a medicação que você utiliza é permitida no país de destino e qual a maneira correta de transportá-lo em sua bagagem. 

Procure estar informado sobre as medidas de saúde e segurança do local de destino devido à pandemia e não deixe de tomar as devidas precauções. Também procure saber se você precisa de vacinas específicas para o país que irá visitar.

Ter um seguro de saúde internacional é um excelente cuidado extra. Por fim, não se esqueça de ter na mala curativos e itens de primeiros socorros, afinal, todo cuidado é pouco. 

5. Dinheiro e cartões:

dinheiro-para-viagens-cambio-turismo-viagem-clube-candeias

É importante verificar se seus cartões de crédito e débito estão ativos e se são aceitos no país de destino. Também é recomendável notificar sua instituição financeira sobre sua viagem para evitar problemas com transações suspeitas e até mesmo um eventual bloqueio no seu cartão.

Além disso, é essencial que você viaje com dinheiro o suficiente para cobrir suas despesas em caso de emergência. O mais indicado é levar dinheiro em espécie, pois alguns estabelecimentos não aceitam cartões de crédito ou débito, especialmente em áreas rurais ou menos turísticas. 

6. Comunicação:

dicas-de-viagens-turismo-clube-candeias

Quando viajamos para outro país, a comunicação também é algo a ser considerado. Afinal, é preciso conseguir falar com as pessoas para tudo. Por isso, essa deve ser uma de suas prioridades. E não estamos falando de começar agora mesmo um curso para aprender uma nova língua, pelo contrário, busque formas de se comunicar mesmo sem falar o idioma local.  

Por isso é importante verificar se o seu celular é compatível com as redes de telefonia do seu país de destino. Se não for, nada está perdido, atualmente é possível comprar um chip internacional para usá-lo durante as férias.

7. Clima:

previsao-do-tempo-aplicativos-clima-dicas-de-viagens-clube-candeias

Antes de viajar para a sua próxima aventura, é uma boa ideia verificar as previsões climáticas do lugar de destino durante o período em que você estará fora. Você pode contar com o auxílio dos inúmeros aplicativos disponíveis para fazer isso. Eles vão te fornecer previsões meteorológicas precisas para sua jornada.

Esses aplicativos são uma grande ajuda quando você está viajando, pois eles dão informações detalhadas sobre temperatura, umidade, precipitação, condições climáticas e o que esperar durante a viagem. Alguns deles ainda oferecem alertas e notificações em tempo real sobre condições climáticas adversas, como tempestades e furacões.

8. Alimentação:

comidas-tipicas-viagens-turismo-dicas-clube-candeias


Pesquisar sobre a culinária local é muito importante, principalmente se você tem alguma restrição alimentar como intolerâncias e alergia, ou segue uma dieta vegetariana ou vegana. 

Se for o seu caso, não deixe de buscar detalhes dos restaurantes e outros espaços gastronômicos do lugar para saber se será possível a visita. 

9. Transporte local:

metro-transporte-viagens-locomocao-turismo-clube-candeias

Utilizar o transporte local é uma ótima opção para se locomover pela cidade de forma econômica. Neste sentido, é importante verificar se você precisa comprar bilhetes ou cartões pré-pagos para usar o transporte público, pois essa pode ser a exigência de alguns sistemas.

Em algumas cidades ou países os ônibus ou metrôs oferecem opções de bilhetes diários, semanais ou mensais. Esse formato de ticket pode ser mais econômico, principalmente se você planeja usar o transporte público com frequência durante sua viagem.

Além disso, é importante verificar se há opções de transporte disponíveis para o seu hotel ou alojamento e se há restrições de horário ou localização. Tudo isso pode ajudar a garantir que você transite pela cidade de forma segura.

10. Atividades para crianças:

criancas-viagens-recreacao-turismo-dicas-de-viagem-clube-candeias

Se você estiver viajando com crianças, pesquisar sobre atividades e lugares que sejam adequados para elas é uma parte importante do planejamento de sua viagem. Isso garantirá que todos tenham uma experiência agradável e que as crianças possam se divertir e aprender.

Existem muitas opções de atividades para crianças, como parques temáticos, zoológicos, aquários e parques de diversão. É importante reservar ingressos com antecedência para ter certeza de que você poderá entrar nas atrações no dia e horário desejado.

Algumas atrações populares podem ter longas filas, então reservar ingressos com antecedência vai te poupar tempo e evitar dor de cabeça. Além disso, é importante verificar se há áreas de recreação para crianças, como playgrounds, parques infantis e áreas de brincar dentro de shoppings e museus.

11. Adaptadores de tomada:

adaptadores-tomadas-viagens-turismo-dicas-de-viagem-clube-candeias

Lembrar de levar adaptadores de tomada é uma consideração importante a se fazer ao planejar uma viagem internacional. Cada país tem sua própria configuração de tomadas, e se você não tiver um adaptador compatível, poderá ter dificuldades para carregar seus dispositivos eletrônicos ou poderá danificá-los. 

Além disso, é importante verificar se o adaptador que você está levando é compatível com a voltagem elétrica do país de destino

12. Pets:

pets-gatos-dicas-animais-viagens-turismo-clube-candeias

Se você estiver viajando com animais de estimação, verifique se sua hospedagem aceita animais e se há restrições de transporte para eles. Certifique-se de que você tem todos os documentos necessários para levar o seu animal de estimação com você e providencie cuidados para ele durante a viagem.

Não se esqueça de planejar o que vai levar

Antes de partir, certifique-se de incluir esses itens essenciais em sua mala para que você esteja preparado para o que vier. Alguns deles são:

  • Repelente e protetor solar: esses itens são altamente recomendados para os viajantes, pois cada região do mundo tem diferentes biomas e ecossistemas que abrigam diferentes tipos de insetos. Sem a proteção desses produtos, pode-se sofrer irritação da pele devido a fatores ambientais. Levar protetor solar e repelente é essencial para garantir a sua saúde e bem-estar durante a viagem.
  • Itens de higiene pessoal: parece óbvio, mas acredite, muita gente deixa de incluir esses itens básicos na bagagem por acharem que vão encontrá-los com facilidade durante a viagem. Contudo, levar uma bolsa pequena com itens de higiene pessoal é importante porque eles são cruciais para manter a saúde e a limpeza pessoal. Se você estiver viajando de avião ou de ônibus, pode não haver esses itens disponíveis durante todo o percurso, então é importante ter esses itens consigo para se manter limpo e confortável. Além disso, alguns hotéis ou albergues podem não fornecer esses itens, então é sempre melhor estar preparado.
  • Roupas adequadas para o local: além dos itens já mencionados, é importante levar roupas e sapatos confortáveis e adequados para as atividades que você pretende fazer durante a viagem. Também é recomendado levar roupa de frio e uma capa de chuva, caso haja mudanças na previsão do tempo.
  • Itens de reserva: para finalizar, é importante levar itens de reserva como óculos ou lentes de contato extra e seus respectivos produtos de limpeza, pois você nunca sabe quando poderá precisar deles. Além disso, é importante levar também uma caixa de armazenamento protetora para os óculos ou lentes de contato, para evitar que eles sejam danificados durante a viagem. Lembre-se de verificar se você possui todos os itens necessários antes de sair de casa, para garantir que você não fique sem eles durante o percurso.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

A pausa que você merece com o Clube Candeias

Conte com o Clube Candeias para uma viagem prática, organizada e, principalmente, econômica. Possuímos hospedagens nos mais variados lugares do país e fora dele, proporcionando conforto e segurança para você e para sua companhia.

Nossas acomodações estão prontas para te receber. Se tornando nosso associado você consegue sua reserva a um preço acessível, tudo isso sem perder a qualidade no serviço que é nossa marca registrada. Saiba como aproveitar suas viagens com muita economia!
 

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: clube-candeias, documentos-para-viajar, candeias-reservas, hospedagens, planejamento, dicas-de-viagens, turismo-seguro


Veja também

Turismo gastronômico consciente

Turismo gastronômico consciente

Leia mais
Férias em família: como organizar uma viagem para todos aproveitarem

Férias em família: como organizar uma viagem para todos aproveitarem

Leia mais
Crianças e ecoturismo: um guia para os pais

Crianças e ecoturismo: um guia para os pais

Leia mais