Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Conheça Guaratuba-PR e saiba o que fazer por lá

Leia esse artigo e confira informações e dicas de viagem que vão te ajudar a…

Por Marketing

29/11/2022 13:30 | 10 minutos de leitura

Leia esse artigo e confira informações e dicas de viagem que vão te ajudar a planejar sua viagem para Guaratuba

 

Um dos destinos litorâneos paranaenses mais procurados por famílias e grupos de amigos para férias e viagens é Guaratuba, principalmente em alta temporada, dias quentes e de muito sol. A praia fica a cerca de 127 km de Curitiba, capital do estado e chama muita atenção por suas belas praias e atrações turísticas que são um verdadeiro cartão-postal da cidade.

As praias de Guaratuba tem uma faixa de areia de mais ou menos 20 km, que costuma lotar de turistas, visitantes e moradores nos dias de verão e férias. A biodiversidade da região é rica e farta, graças à proximidade de sua baía com a Mata Atlântica, presença de ilhas e manguezais em seu entorno. Se você deseja conhecer uma das praias mais famosas do Paraná e curtir todas as atrações envolvidas no local, separamos um guia que vai te ajudar a planejar sua viagem. Além de oferecermos opções de hospedagem com o Clube Candeias no local. Confira!

Conheça Guaratuba – PR

guaratuba-parana-clube-candeias

Guaratuba, uma das cidades mais pitorescas do litoral paranaense, é hoje a escolha de casais jovens que gostam de atividades ao ar livre, além de ser destino constante de férias em família e momentos de lazer. É uma das localizações mais movimentadas do litoral paranaense, com uma gastronomia marcada pela oferta de mariscos e frutos do mar. Alguns dos destinos mais populares na cidade incluem Prainha, Praia das Caieiras, Praia do Brejatuba, Parque Natural Municipal Lagoa do Parado, Salto Parati, Casarão do Porto e o famoso Morro do Cristo.

Como chegar em Guaratuba

O aeroporto mais próximo de Guaratuba, em São José dos Pinhais, é o de Curitiba, que fica a 118 quilômetros de distância. O aeroporto de Joinville fica 75 quilômetros mais próximo de Guaratuba, porém oferece menos alternativas de voos. Para quem vem do sul, a rodovia 376 (BR-376) passa pelo município catarinense de Garuva. As balsas são o único meio de chegar a Guaratuba vindo do norte pelas rodovias PR-508 e PR-412, via Matinhos e Caiobá. A melhor opção é alugar um carro, pois você terá mais liberdade para se deslocar entre as praias. A viagem de ônibus é outra alternativa para ir de Curitiba a Guaratuba. Esta rota é operada pela Viação Graciosa e Expresso Maringá em vários horários ao longo do dia.

Quando ir para Guaratuba

Se você quer saber qual a melhor época do ano para visitar Guaratuba, deve imaginar que é o verão, por conta de ser uma região praiana. Os meses de verão, de dezembro a março, são sem dúvida a melhor época para viajar a Guaratuba para curtir o melhor das praias e atrativos da cidade. Todavia, o local pode ser visitado durante todo o ano para explorar e percorrer seus atrativos naturais, como praias, manguezais e cachoeiras. O clima de Guaratuba é extremamente úmido e subtropical, o que significa que não há estação seca definida nem geada. Sobre as temperaturas, nos meses mais quentes elas chegam a 30°, enquanto nos meses mais frios tende a cair, ficando entre 18° ou menos, a depender do ano.

As principais praias de Guaratuba que você precisa conhecer

Praia Central

praia-central-guaratuba-parana-clube-candeias
Pedro Henrique Lemoine

A Praia Central, a mais movimentada de Guaratuba e mais conhecida por sua posição geográfica, sendo lotada de visitantes durante o verão. A praia não só é linda, mas também ideal para nadar devido ao seu mar tranquilo. A praia de Guaratuba é a mais procurada, em parte pela infraestrutura comercial. Inúmeros bares, lanchonetes, barracas, supermercados, pousadas, meios de hospedagem, estacionamentos e outras comodidades podem ser encontrados em sua orla. O principal destino turístico de Guaratuba é o Morro do Cristo, localizado na ponta direita da praia.

Prainha

praias-guaratuba-parana-clube-candeias
Prefeitura de Guaratuba

Por sua beleza e localização remota na região de Guaratuba, a bela Prainha é um dos lugares que mais interessam os turistas e visitantes em busca de sossego. A beleza estonteante da Praia, com águas cor de esmeralda e areia branca, é outro grande atrativo. Devido às águas calmas e à quase total ausência de ondas perfeitas, esta praia é muito procurada, principalmente por famílias com crianças pequenas que gostam de tomar relaxantes banhos de mar e curtir momentos de descanso e silêncio.

Praia de Caieiras

caieiras-guaratuba-parana-clube-candeias

A Praia de Caieiras é a melhor localização se você quer passar o dia sem estresse e tomar um banho de mar em um belo cenário. Por seu entorno calmo e águas esverdeadas, essa praia próxima a uma vila de pescadores chama a atenção. É ótimo para relaxar com amigos e familiares enquanto pesca e mergulha sem ter que se preocupar com nada. E também pode ser um cenário e tanto para ensaios fotográficos à beira-mar.

Praia do Brejatuba

praia-brejatuba-guaratuba-parana-clube-candeias
Prefeitura de Guaratuba

Embora a Praia do Brejatuba ofereça muitas atividades ao ar livre, como pesca, mergulho, surf, caminhadas e localização das melhores ostras do litoral paranaense, seu principal destaque é o fato de sediar campeonatos mundiais de surf, devido às altas ondas e mar agitado propício para o esporte.

Atrações para curtir em uma viagem a Guaratuba

Embora Guaratuba seja conhecida por suas praias deslumbrantes, há muito mais atrações turísticas para você explorar e se divertir na cidade. Por isso, selecionamos algumas atrações e praias para que você conheça um pouco do que a cidade tem a oferecer. Dá só uma olhada!

1 – Morro do Cristo

Principal atração turística de Guaratuba, o Morro do Cristo é um dos locais mais deslumbrantes da cidade e oferece uma vista deslumbrante da cidade litorânea! Todos os anos, milhares de pessoas visitam o local. Possui um ponto de vista deslumbrante com mais de 30 metros de altura e oferece uma visão de 360 graus de toda a cidade. A impressionante escultura do Cristo Redentor, com 8,30 m de altura, localizada no centro do local e em seu ponto mais alto, é a principal atração do Morro. Um passeio imperdível!

morro-do-cristo-guaratuba-parana-clube-candeias

2 – Parque Nacional de Saint-Hilaire

O segundo parque nacional estabelecido no país nos últimos dez anos é o Parque Nacional de Saint-Hilaire, que também é o quarto parque nacional do Paraná. Seu nome homenageia Roberto Ribas Lange, um dos precursores da luta ambiental no estado e no litoral, e o naturalista e pesquisador francês Saint-Hilaire. O parque, que ocupa uma área de cerca de 24.500 hectares, visa preservar o ecossistema e criar harmonia para os resorts e cidades próximas, incluindo algumas áreas significativas como o Morro do Cabaraquara e a Serra da Prata. Vale a pena a visita no ponto de vista histórico e de lazer com a família, admirando o que a natureza local oferece.

parque-nacional-guaratuba-parana-clube-candeias

3 – Casarão do Porto

Um dos últimos exemplares da arquitetura histórica em Guaratuba é o Casarão do Porto, que está situado no coração de Guaratuba e é considerado um Patrimônio Histórico do Paraná. A mansão agora tem um restaurante dentro dela após a restauração e toda a infraestrutura necessária para receber visitantes e proporcionar uma experiência única, sendo importante levar seu celular ou câmera fotográfica carregada, para tirar muitas fotos.

casarao-do-porto-guaratuba-parana-clube-candeias
Prefeitura de Guaratuba

4 – Salto Parati

O Salto do Parati deve estar na sua agenda de Guaratuba se você gosta de aventura. Na base da Serra do Mar, na Baía de Guaratuba, encontra-se um local chamado Salto Parati. É uma pequena cachoeira de água limpa que é cercada por uma linda área de Mata Atlântica que foi protegida. O acesso pode ser feito de barco, que sai da Baía de Guaratuba e leva cerca de 25 minutos para chegar ao Rio Parati. É necessário fazer uma trilha de 40 minutos para chegar à cachoeira após chegar ao porto. A rota em si vale a pena, pois oferece a chance de admirar uma variedade de criaturas selvagens, pássaros e flores. Ele também possui uma ponte suspensa para uma descarga adicional de adrenalina.

salto-parati-guaratuba-parana-clube-candeias
Prefeitura de Guaratuba

5 – Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso

A Igreja Matriz Nossa Senhora Bom Sucesso, igreja secular construída por escravos na Praça Central de Guaratuba, foi incluída na lista dos tesouros históricos e artísticos do país. Seu edifício religioso colonial tem características externas que lembram outras igrejas litorâneas da mesma época. A padroeira da cidade, Nossa Senhora do Bom Sucesso, está representada na talha policromada desta igreja. Logo após ser tombado em 1938, passou por restauração.

igreja-matriz-nossa-senhora-do-bom-sucesso-guaratuba-parana-clube-candeias

6 – Parque Natural Municipal Lagoa do Parado

A única forma de chegar ao Parque Natural Municipal da Lagoa do Parado, que fica na Baía de Guaratuba e a 56 minutos da Foz do Rio Parado, é de barco. É um tipo de Pantanal por ser rico em peixes e caxeta, uma madeira leve criada a partir de pedaços de colheres de pau, tamancos, lápis, etc. A Lagoa do Parado se divide em Lagoa do Baguary e Lagoa das Onças durante a estação seca, criando duas lagoas separadas. O Parque Natural Municipal da Lagoa do Parado, com 5 km por 3 km, é aberto ao público.

 

baia-de-guaratuba-parana-clube-candeias
Prefeitura de Guaratuba

7 – Passeio de Barco em Guaratuba

Os passeios de barco pela Baía de Guaratuba são outro atrativo da região. Ilhas, manguezais, fazendas de ostras e até zonas de proteção ambiental como o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange podem ser visitados sob as águas locais. Essa é uma alternativa de passeio com a família, principalmente nos dias quentes.

baia-de-guaratuba-parana-clube-candeias
Prefeitura de Guaratuba

Onde e como me hospedar em Guaratuba

Ao decidir a época do ano que deseja conhecer Guaratuba, é importante pensar em opções de hospedagens e reserva. O Clube Candeias pode ser uma opção e tanto em relação a conforto, localização e preços acessíveis para hospedagem. E nada melhor do que o Candeias Residencial Mar Azul para apreciar a cidade e seus atrativos. O apartamento está propositalmente situado na cidade de Guaratuba, a quatro quilômetros do centro da cidade e cinco quilômetros da rodoviária, e fica a apenas 250 metros da praia.

O projeto do Candeias Residencial Mar Azul reflete os benefícios de morar lá, são 32 apartamentos totalmente mobiliados que estão incluídos na unidade. Suas acomodações contam com churrasqueira privativa, cozinha com área de estar, micro-ondas, TV, ventilador, cobertores e travesseiros. Dois quartos estão presentes; um tem cama de casal, o outro dois beliches. Os apartamentos do primeiro andar contam com varandas. A unidade também possui uma churrasqueira coberta.

E para aproveitar os benefícios, basta se associar ao Clube Candeias. Você só precisa fazer um pagamento e não há período de carência para começar a usufruir. Você pode começar a usar o Clube assim que o obtiver. Além disso, o título é vitalício, oferecendo consolo para toda a vida. Para descobrir mais, fale conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: clubedeferias, guaratuba, litoral, litoralparanaense, parana, regiaosul, turismoseguro


Veja também

Cabo Polonio: um destino buena onda no Uruguai

América do Sul

Cabo Polonio: um destino buena onda no Uruguai

Leia mais
Cananéia (SP): a cidade mais antiga do Brasil

São Paulo

Cananéia (SP): a cidade mais antiga do Brasil

Leia mais
O Mundo Perdido: Parque Nacional do Monte Roraima

Roraima

O Mundo Perdido: Parque Nacional do Monte Roraima

Leia mais