Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Dicas práticas para organização de malas de viagens

Confira algumas dicas práticas de como aproveitar o espaço e levar todos os itens necessários…

Por Marketing

20/07/2023 17:01 Atualizado em 23/06/2024 11:11 | 11 minutos de leitura

Confira algumas dicas práticas de como aproveitar o espaço e levar todos os itens necessários em suas malas de viagem

Se você viaja com frequência ou faz uma viagem depois de um longo tempo sem pegar estrada ou voo, provavelmente já passou pela sua cabeça o pensamento “será que esqueci algo?”. Ou chegou em seu destino e percebeu que deixou um item importante em casa. Organização de mala é um dos passos mais importantes ao planejar uma viagem. Existem algumas pessoas que são do tipo que fazem listas e planejam o que levar na bagagem com antecedência, enquanto outras deixam a organização da mala para um dia ou até mesmo horas antes de partir para a viagem.

Algumas dicas podem te ajudar a organizar a mala de uma forma simples, com bom aproveitamento de espaço e evitando esquecimentos. Afinal, esse é um momento muito importante e vai garantir que sua viagem seja aproveitada ao máximo, com conforto e criando boas memórias. Separamos alguns truques para otimizar esse processo e depois desse artigo sua próxima viagem pode ser muito mais tranquila. Além de explicar a diferença entre acomodações residenciais e não residenciais, que impactam no momento de organização das bagagens. Dá só uma olhada!

Como escolher a mala ideal para a sua viagem?

bagagens-malas-de-viagem-organizacao-clube-candeias

Para começar, vale lembrar que escolher a mala ideal evita muitas dores de cabeça em sua viagem. Essa escolha deve estar de acordo com o tipo de viagem que você vai fazer e o tempo que vai levar. Por exemplo, se sua ideia é fazer um mochilão, uma mala de rodinhas com certeza não é a melhor opção, principalmente pela locomoção envolvida em pegar ônibus, metrôs e fazer longas caminhadas. Como o próprio nome já diz, o ideal é levar uma mochila resistente, que se encaixe no corpo. Todavia, se sua ideia é fazer uma viagem rápida, sem tantos deslocamentos, malas de rodinhas são uma excelente opção. Além disso, a mala de rodinha evita a sobrecarga de peso em viagens tanto de avião quanto de carro.

Equipamentos eletrônicos, documentos, dinheiro e pertences de fácil acesso devem ser levados em uma bolsa ou mala de mão, independente do tipo de viagem a ser feita. Tudo o que você usa em seu trajeto de viagem deve ser colocado nessa bolsa, para que não seja necessário abrir a mala maior. Se você vai fazer uma viagem de avião, deve ficar atento a algumas exigências, como o tamanho da bagagem, peso limite e itens que podem ou não ser transportados nas cabines. Além disso, existem algumas restrições em relação a líquidos e alguns materiais que devem ser considerados.

Dicas gerais para organização e aproveitamento de mala

1. Faça um checklist dos seus itens

listas-de-viagem-organizacao-clube-candeias

Um bom truque para evitar esquecimentos ao arrumar suas malas é fazer uma lista de tudo o que precisa ser levado, desde roupas, sapatos, acessórios, itens de higiene pessoal, documentos necessários para a viagem, carregadores, eletrônicos e tudo o que será necessário. A lista pode ser feita em um aplicativo de celular ou até mesmo em uma agenda ou caderno e você pode ir riscando os itens que colocar nas bagagens como uma confirmação do que está sendo levado. Isso torna o momento de arrumar as malas mais prático também, já que você pode dividir a lista por setores da sua casa.

2. Dobre as roupas da forma correta

bagagem-malas-organizacao-viagem-clube-candeias

Uma das técnicas mais usadas para aproveitamento de espaço na mala é enrolar as roupas. Vale começar pelas mais pesadas como calças, jaquetas, você pode também enrolar roupas menores ao redor delas ou dentro delas. Além de otimizar espaço, garante que você encontre as roupas com maior facilidade ao chegar em seu destino, já que consegue as ver claramente ao abrir a mala. Outra alternativa é separar as peças pensando em como vão ser utilizadas durante a viagem, para poupar tempo ao se arrumar para os passeios e conseguir localizá-las rapidamente.

3. Utilize organizadores e sacos de compressão

mala-organizada-viagens-planejamento-bagagem-clube-candeias

Para manter sua mala organizada e facilitar o acesso aos seus pertences, é válido usar sacos de compressão a vácuo, embalagens e divisórias organizadoras. Isso porque os sacos ajudam a retirar o ar de itens volumosos, como jaquetas e assim você economiza muito espaço, principalmente em uma viagem de inverno que exige maior quantidade de roupas, que também ocupam mais espaço. Já os organizadores te ajudam a separar seus pertences por categorias, como roupas íntimas, roupas de banho, roupas de cama, etc.

4. Faça uma distribuição dos pesos pela mala

malas-planejamento-organizacao-viagem-clube-candeias

Distribuir bem o peso dos itens facilita o transporte da mala durante sua viagem, até porque uma mala com pesos desequilibrados torna mais difícil manobrar e carregar. Coloque itens mais pesados distribuídos no fundo da mala, principalmente próximo às rodas, caso a mala seja de rodinhas. Essa é uma estratégia para deixar o centro de gravidade mais baixo e garantir uma viagem mais tranquila e confortável, sem sobrecarregar suas mãos ou braços com longas caminhadas ou pequenos trajetos ao longo de aeroportos, avenidas e rodovias.

5. Espaços vazios podem ser bem aproveitados

mala-bagagem-organizacao-viagem-clube-candeias

Uma dica que poucas pessoas colocam em prática, mas garantem um excelente aproveitamento da mala é aproveitar cada espaço disponível, como por exemplo: colocar meias enroladas dentro de sapatos, cintos ao redor da borda interna da mala, usar bolsos e compartilhamentos menores para colocar pequenos itens. Além de maximizar os espaços, os itens pequenos não são perdidos facilmente pela mala, é mais fácil encontrá-los. É importante pensar em como você vai localizar seus pertences ao abrir a bagagem, além de ter o máximo de cuidado com itens líquidos e que possam quebrar no caminho.

6. Redobre o cuidado ao guardar itens frágeis

itens-de-viagem-cuidados-organizacao-mala-clube-candeias

Essa dica tem a ver com o que acabamos de citar: na hora de fazer as malas, esteja atento caso deseje levar vidros, telas, eletrônicos e líquidos devem ser embalados e protegidos em sua mala. Você pode colocá-los embalados em roupas macias, como camisetas, o que amortece o impacto do transporte em seu trajeto de viagem. Se precisar de uma proteção extra use plástico bolha, que é projetado para proteger objetos durante um percurso, assim eles ficam menos expostos a fortes impactos e danos nos seus pertences. Portanto, separe um tempo da sua arrumação de malas específico para embalar corretamente seus itens e evitar estragos na chegada ao destino ou no retorno para a casa.

Como arrumar a mala de viagem para voos internacionais

malas-aeroporto-viagens-voos-clube-candeias

Como dissemos anteriormente, se você vai fazer uma viagem de avião, vale ficar de olho nas exigências da companhia aérea. Para quem quer economizar e não vai despachar malas, é importante tomar mais cuidado com a mala e bagagem de mão. Neste caso, aproveite as dicas que demos para aproveitar o espaço disponível na mala e selecione bem os itens que serão usados.

O peso máximo permitido para malas que vão na cabine costuma ser 10 kg e para grande parte das companhias aéreas a medida permitida é 55 cm de altura, 25 cm de comprimento e 35 cm de largura. Caso o peso e as medidas ultrapassem os limites estabelecidos, a melhor opção é despachar sua bagagem mesmo, mas isso costuma exigir o pagamento de uma taxa, valor que varia de acordo com a companhia aérea. Essas medidas também se aplicam a voos nacionais, de acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Vale lembrar que alguns itens não podem ser transportados na bagagem de mão e evitar levá-los garante que você não tenha que se desfazer deles antes de embarcar. Algumas das proibições são armas, substâncias químicas, desodorante aerosol, bebidas e ferramentas. Além disso, objetos pontiagudos e cortantes como tesouras, alicates e facas não podem estar em sua bagagem.

No caso de você pensar em levar algo que não foi listado aqui e está em dúvida sobre o que levar em sua bagagem, acesse o site da companhia aérea para ter certeza. Continue nessa leitura para saber mais estratégias de como arrumar suas malas de acordo com o tipo de hospedagem escolhida para sua viagem. Existem muitas diferenças entre a organização de mala entre hospedagem residencial e não residencial. Isso é o que vamos explicar na sequência, confira!

Dicas para quem se hospeda nas unidades não residenciais

cozinha-residencial-leopardo-bombinhas-santa-catarina-clube-candeias
Candeias Guarujá no litoral paulista

Hotéis, pousadas e albergues se classificam como hospedagens não residenciais, ou seja, acomodações que não tem acesso a uma lavanderia ou cozinha, por exemplo. Para planejar sua organização de mala nesse caso, leve roupas que durem durante todo o seu tempo de viagem, já que não será possível lavar as roupas. Por esse mesmo motivo, pense em levar alguns sacos ou sacolas para separar as roupas sujas das limpas durante a viagem e a volta para casa.

Antes de montar sua lista do que vai nas suas bagagens, procure se informar sobre o que a hospedagem escolhida oferece, como toalhas, shampoo e condicionador, travesseiro, roupa de cama e coisas do tipo. Os itens de higiene podem ser levados em suportes e embalagens menores, para caber em sua necessaire de viagem. Outro ponto importante é se informar sobre a voltagem de energia utilizada em sua acomodação, para evitar estragos em seus dispositivos eletrônicos e carregadores.

Dicas para quem se hospeda nas unidades residenciais

candeias-leopardo-cozinha-completa-residencial-bombinhas-santa-catarina-clube-candeias
Cozinha completa do Candeias Residencial Leopardo em Bombinhas (SC)

Hospedagens residenciais geralmente são apartamentos, casas ou aluguel de quartos, nos quais você tem acesso à lavanderia, cozinha e equipamentos comuns em uma residência, como o nome já diz. São hospedagens em que você lava suas roupas e tem a opção de preparar as refeições. Logo, é muito importante confirmar se os itens de cozinha estarão disponíveis, para não levar coisas que já tem no local ou sentir falta de um equipamento importante.

Esse tipo de hospedagem é ideal para quem busca liberdade e autonomia em sua viagem, para sentir como se estivesse em casa. As unidades residenciais do Clube Candeias são ideais para esse tipo de viagem, mas é importante ficar atento a alguns pontos na hora de fazer as malas: apesar das unidades oferecerem cobertores e travesseiros, você precisa levar roupas de cama, mesa e banho. Assim como produtos gerais para limpeza do local e higiene pessoal.

Hospedagens do Clube Candeias e suas vantagens

candeias-village-do-sol-natal-rio-grande-do-norte-clube-candeias
Candeias Village do Sol em Natal (RN)

Como dissemos anteriormente, é importante considerar o tipo de hospedagem escolhida na hora de fazer as malas, para evitar problemas durante sua estadia. O Clube Candeias oferece unidades residenciais, que permitem o aproveitamento completo do espaço das malas e itens, já que contam com comodidades que facilitam a limpeza das suas roupas e pertences para usar mais de uma vez e facilitar no retorno para casa. Nessas casas você pode levar alimentos, itens de higiene e limpeza.

Todavia, o Clube Candeias oferece opções de hospedagens não residenciais para quem gosta de praticidade e as acomodações de hotel e resorts em suas viagens. Neste caso, ajuste sua arrumação de malas com as técnicas de otimização de espaço compartilhadas acima, além de considerar que o espaço é mais limitado e será preciso escolher bem os itens que serão levados. Mas independente da categoria de hospedagem escolhida, optar pelo Clube Candeias é escolher conforto, economia e aproveitamento máximo da sua viagem.

Confira todas as vantagens de ser um associado e venha fazer parte do maior clube de férias do mundo!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: bagagem, clubecandeias, dicasdeviagem, malas, organizacaodemalas, viagem


Veja também

O que fazer em Gramado e Canela no inverno

O que fazer em Gramado e Canela no inverno


21/06/2024

Turismo no Rio Grande do Sul: Gramado e Canela esperam por você!

Turismo no Rio Grande do Sul: Gramado e Canela esperam por você!


20/06/2024

Arraial do Banho de São João em Corumbá: festa junina no Pantanal

Viagens

Arraial do Banho de São João em Corumbá: festa junina no Pantanal


18/06/2024