Sete lugares incríveis para quem gosta de escalar

Confira 7 lugares para escaladores iniciantes e profissionais de Norte a Sul do país e programe sua aventura.

Por Admin

13/12/2023 16:00 Atualizado em 11/11/2024 05:01 | 5 minutos de leitura

Confira 7 destinos e cenários incríveis para quem gosta de escalar

A prática da escalada esportiva vem crescendo no Brasil. Os primeiros registros do esporte no país são do século XIX. Foi fundada em 2004 a Federação Brasileira de Montanhismo e Escalada para ajudar os praticantes e regulamentar o esporte.

O Brasil conta com diversos locais apropriados para pessoas - com e sem experiência – praticarem a escalada. Separamos 7 lugares incríveis. Confira!

1. Chapada Diamantina (BA)

chapada-diamantina-bahia-ecoturismo-clube-candeias

A região está localizada a pouco mais de 500 quilômetros de Salvador. Permite a prática de vários tipos de escalada, como a tradicional e a esportiva.

Locais como o Parque da Muritiba e o Morro do Pai Inácio já são conhecidos pelos esportistas mais experientes e atraem bastante os escaladores. A melhor época para a visita é entre os meses de maio e outubro.

Leia também: 5 Chapadas impressionantes para visitar no Brasil

2. Rio de Janeiro (RJ)

pao-de-acucar-rio-de-janeiro-escalada-esportes-clube-candeias

A capital carioca não é conhecida apenas pelas praias e pontos turísticos como o Cristo Redentor. No Rio de Janeiro é possível praticar a escalada durante todo o ano.

Por ser uma cidade grande, é o local com maior facilidade para quem deseja iniciar no esporte. As vias vão desde as mais fáceis e básicas até as mais difíceis. Na capital, destacam-se o Pão de Açúcar e o Parque Estadual da Pedra Branca. Na região também há a Serra dos Órgãos com o famoso Dedo de Deus e seus 1692 metros.

Todos os lugares proporcionam aos praticantes picos de escalada tradicional, esportiva e boulder (sem equipamentos de segurança). 

3. São Bento do Sapucaí (SP)

sao-bento-do-sapucai-sao-paulo-ecoturismo-escalada-clube-candeias

Cidade do interior paulista, a 199 quilômetros da capital, São Bento do Sapucaí está na região da Serra da Mantiqueira, bem próxima de Campos do Jordão. É um dos centros de escalada do Brasil, permitindo a prática das diversas modalidades do esporte.

O local de destaque aqui é a Pedra do Baú, com quase 2 mil metros de altitude. Por ser uma região fria, o ideal é escolher a época de seca para escalar — entre maio e setembro.

4. Araruna (PB)

pedra-da-boca-araruna-paraiba-clube-candeias

A cidade está localizada na Região Geográfica Imediata de Guarabira e se localiza a 165 quilômetros da capital paraibana João Pessoa. Nela se encontra a Pedra da Boca, que fica a 336 metros de altura no Parque Estadual da Pedra da Boca.

Esse nome é devido a uma formação rochosa que contém uma cavidade similar a uma grande boca. A escalada é bastante praticada no local. Devido ao período de chuvas no meio do ano, o ideal é visitá-la de setembro a fevereiro. Além das condições ideais para escalar, possui uma linda paisagem!

5. Lapinha (MG)

cachoeira-do-tabuleiro-minas-serra-do-cipo-clube-candeias

A 143 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Lapinha é considerada por muitos praticantes um dos melhores locais do Brasil para a escalada esportiva. A Cachoeira do Tabuleiro, considerada uma das maiores do país, é o local perfeito para a prática do canyoning, onde escala-se cachoeiras e corredeiras.

Entre os meses de maio e outubro, época de seca, é quando os visitantes costumam frequentar a cidade para escalar nas várias vias de escalada existentes.

6. Alfredo Wagner (SC)

soldados-sebold-alfredo-wagner-santa-catarina-clube-candeias

Localizada na Serra do Campo dos Padres, na região serrana de Santa Catarina, Alfredo Wagner é um prato cheio para amantes de ecoturismo. Contemplada com belas formações rochosas, um lugar muito apreciado pelos escaladores é Soldados Sebold.

Com cerca de 100 metros de altura cada, destacam-se lado a lado, assemelhando-se a quatro soldados. Já o nome Sebold refere-se ao sobrenome do antigo proprietário do local.  É recomendável a visita entre dezembro e março.

7. Caçapava do Sul (RS)

cacapava-do-sul-rio-grande-do-sul-ecoturismo-regiao-sul-clube-candeias

A 260 quilômetros da capital gaúcha encontra-se essa cidade, conhecida por suas guaritas - formações geológicas. Para amantes da escalada, é indispensável a visita ao Parque Natural Municipal Pedra do Segredo.

No site do Parque há um guia completo de escaladas pela região, como a Pedra do Segredo e da Lua - localizadas em Caçapava - e a Pedra da Cruz, em Santana da Boa Vista, bem como dicas sobre quando realizar o esporte.

Na região Sul do Brasil, conheça também o Parque Estadual de Vila Velha.

Clube Candeias

Se você quer viajar para ter momentos de muita diversão e lazer, inclusive com a prática da escalada, o Clube de Candeias é uma das melhores opções. O clube de turismo oferece a seus associados vantagens como unidades próprias em todo o País, descontos especiais em redes integradas e acesso a um programa de recompensas onde cada reserva se transforma em pontos para serem usados em futuras hospedagens. Preencha o formulário abaixo e saiba mais!

Psiu,
ei você!

Quer fazer parte do maior

Clube de Férias do mundo?


Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: escaladas, montanhas, natureza, clube-candeias, esportes-radicais, esportes, aventura


Veja também

Roteiros encantadores para curtir as férias de julho com crianças

Clube de Férias, Balneário Camboriú, Bonito, Guaratuba, Garopaba

Roteiros encantadores para curtir as férias de julho com crianças


07/07/2025

🎒 5 motivos para viajar com a família para o Clube Candeias nas férias de julho

Férias, Clube de Férias

🎒 5 motivos para viajar com a família para o Clube Candeias nas férias de julho


03/07/2025

 Dicas para Economizar nas Férias de Julho com o Clube Candeias

Férias, Clube de Férias, Praia, Turismo Sustentável

Dicas para Economizar nas Férias de Julho com o Clube Candeias


03/07/2025

Entre em contato