Sete lugares incríveis para quem gosta de escalar

Confira 7 lugares para escaladores iniciantes e profissionais de Norte a Sul do país e programe sua aventura.

Por Admin

13/12/2023 16:00 Atualizado em 11/11/2024 05:01 | 5 minutos de leitura

Confira 7 destinos e cenários incríveis para quem gosta de escalar

A prática da escalada esportiva vem crescendo no Brasil. Os primeiros registros do esporte no país são do século XIX. Foi fundada em 2004 a Federação Brasileira de Montanhismo e Escalada para ajudar os praticantes e regulamentar o esporte.

O Brasil conta com diversos locais apropriados para pessoas - com e sem experiência – praticarem a escalada. Separamos 7 lugares incríveis. Confira!

1. Chapada Diamantina (BA)

chapada-diamantina-bahia-ecoturismo-clube-candeias

A região está localizada a pouco mais de 500 quilômetros de Salvador. Permite a prática de vários tipos de escalada, como a tradicional e a esportiva.

Locais como o Parque da Muritiba e o Morro do Pai Inácio já são conhecidos pelos esportistas mais experientes e atraem bastante os escaladores. A melhor época para a visita é entre os meses de maio e outubro.

Leia também: 5 Chapadas impressionantes para visitar no Brasil

2. Rio de Janeiro (RJ)

pao-de-acucar-rio-de-janeiro-escalada-esportes-clube-candeias

A capital carioca não é conhecida apenas pelas praias e pontos turísticos como o Cristo Redentor. No Rio de Janeiro é possível praticar a escalada durante todo o ano.

Por ser uma cidade grande, é o local com maior facilidade para quem deseja iniciar no esporte. As vias vão desde as mais fáceis e básicas até as mais difíceis. Na capital, destacam-se o Pão de Açúcar e o Parque Estadual da Pedra Branca. Na região também há a Serra dos Órgãos com o famoso Dedo de Deus e seus 1692 metros.

Todos os lugares proporcionam aos praticantes picos de escalada tradicional, esportiva e boulder (sem equipamentos de segurança). 

3. São Bento do Sapucaí (SP)

sao-bento-do-sapucai-sao-paulo-ecoturismo-escalada-clube-candeias

Cidade do interior paulista, a 199 quilômetros da capital, São Bento do Sapucaí está na região da Serra da Mantiqueira, bem próxima de Campos do Jordão. É um dos centros de escalada do Brasil, permitindo a prática das diversas modalidades do esporte.

O local de destaque aqui é a Pedra do Baú, com quase 2 mil metros de altitude. Por ser uma região fria, o ideal é escolher a época de seca para escalar — entre maio e setembro.

4. Araruna (PB)

pedra-da-boca-araruna-paraiba-clube-candeias

A cidade está localizada na Região Geográfica Imediata de Guarabira e se localiza a 165 quilômetros da capital paraibana João Pessoa. Nela se encontra a Pedra da Boca, que fica a 336 metros de altura no Parque Estadual da Pedra da Boca.

Esse nome é devido a uma formação rochosa que contém uma cavidade similar a uma grande boca. A escalada é bastante praticada no local. Devido ao período de chuvas no meio do ano, o ideal é visitá-la de setembro a fevereiro. Além das condições ideais para escalar, possui uma linda paisagem!

5. Lapinha (MG)

cachoeira-do-tabuleiro-minas-serra-do-cipo-clube-candeias

A 143 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Lapinha é considerada por muitos praticantes um dos melhores locais do Brasil para a escalada esportiva. A Cachoeira do Tabuleiro, considerada uma das maiores do país, é o local perfeito para a prática do canyoning, onde escala-se cachoeiras e corredeiras.

Entre os meses de maio e outubro, época de seca, é quando os visitantes costumam frequentar a cidade para escalar nas várias vias de escalada existentes.

6. Alfredo Wagner (SC)

soldados-sebold-alfredo-wagner-santa-catarina-clube-candeias

Localizada na Serra do Campo dos Padres, na região serrana de Santa Catarina, Alfredo Wagner é um prato cheio para amantes de ecoturismo. Contemplada com belas formações rochosas, um lugar muito apreciado pelos escaladores é Soldados Sebold.

Com cerca de 100 metros de altura cada, destacam-se lado a lado, assemelhando-se a quatro soldados. Já o nome Sebold refere-se ao sobrenome do antigo proprietário do local.  É recomendável a visita entre dezembro e março.

7. Caçapava do Sul (RS)

cacapava-do-sul-rio-grande-do-sul-ecoturismo-regiao-sul-clube-candeias

A 260 quilômetros da capital gaúcha encontra-se essa cidade, conhecida por suas guaritas - formações geológicas. Para amantes da escalada, é indispensável a visita ao Parque Natural Municipal Pedra do Segredo.

No site do Parque há um guia completo de escaladas pela região, como a Pedra do Segredo e da Lua - localizadas em Caçapava - e a Pedra da Cruz, em Santana da Boa Vista, bem como dicas sobre quando realizar o esporte.

Na região Sul do Brasil, conheça também o Parque Estadual de Vila Velha.

Clube Candeias

Se você quer viajar para ter momentos de muita diversão e lazer, inclusive com a prática da escalada, o Clube de Candeias é uma das melhores opções. O clube de turismo oferece a seus associados vantagens como unidades próprias em todo o País, descontos especiais em redes integradas e acesso a um programa de recompensas onde cada reserva se transforma em pontos para serem usados em futuras hospedagens. Preencha o formulário abaixo e saiba mais!

Psiu,
ei você!

Quer fazer parte do maior

Clube de Férias do mundo?


Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: escaladas, montanhas, natureza, clube-candeias, esportes-radicais, esportes, aventura


Veja também

Destinos para aproveitar o verão além das praias 

Viagens

Destinos para aproveitar o verão além das praias 


06/12/2024

Os maiores shows de fogos de artifício do mundo

Viagens

Os maiores shows de fogos de artifício do mundo


05/12/2024

Dicas para o fim de ano em Gramado e Canela

Viagens

Dicas para o fim de ano em Gramado e Canela


03/12/2024